Brownie de Cereja com Bolacha de Suspiro e Mousse de Chocolate Negro

Há uma semana atrás comprei a minha última caixa de cerejas deste ano, para meu grande descontentamento! Não imaginam o quanto sou apaixonada por este fruto maravilhoso, seja qual for a sua casta. 
Há já algum tempo que procuro por um licor de ginjas que contenha muitas ginjas para poder fazer um fondant de chocolate, que tive oportunidade de fazer e experimentar o ano passado ( do livro "Um ano de Chocolate ") e gostaria de poder partilhar convosco essa sobremesa dos deuses! Enquanto não encontro esse pequeno grande tesouro, decidi criar esta receita que com muito gosto divulgo por todos vós. 
Ousem, arrisquem e atrevam-se a experimentar! 




Brownie de Cereja com Bolacha de Suspiro e Mousse de Chocolate Negro (4 Pessoas)


Ingredientes Brownie de Cereja:

80 G Chocolate Negro 70%
60 G Manteiga
103 G Açúcar
63 G Ovo
60 G Farinha
10 Cerejas (sem Caroço)
Licor de Ginja q.b.
1 C. Sopa de Açúcar Amarelo
0.3 G de Fermento
1 Pitada de Sal

Preparação do Brownie de Cereja:

Comece por no dia anterior colocar as cerejas sem caroço numa taça com uma colher de sopa de açúcar amarelo e com licor de ginja até que as cerejas fiquem cobertas. Deixar macerar de um dia para o outro. No dia seguinte, num processador de alimentos triture-as e reserve o licor de ginja.


Numa taça batemos os ovos (à temperatura ambiente) com o açúcar, até obter uma mistura homogénea e esbranquiçada. Noutra taça, derretemos o chocolate com a manteiga e envolvemos bem. Junte a mistura anterior ao chocolate e de seguida junte a farinha, o fermento, a pitada de sal e mexa bem. Por fim junte as cerejas trituradas e envolva mais um pouco.
Num aro quadrado de 14 cm revista-o com papel vegetal, verta a massa do Brownie espalhando bem por toda a superfície, com ajuda de uma espátula. Leve ao forno durante 18 minutos aproximadamente ( a ideia é que permaneça húmido, caso contrário fica muito seco). Deve ter em conta que ao retirá-lo do forno o Brownie continua a cozer. Assim, e para que tal não aconteça utilize uma bandeja coberta de gelo picado e sobre ela coloque a bandeja recém retirada do forno para que arrefeça rapidamente. Deixe arrefecer bem.
 
Ingredientes para as Bolachas de Suspiro:
 
1 Clara de Ovo
57 G Açúcar em pó
Algumas gotas de corante vermelho
 
Preparação para as Bolachas de Suspiro:
 
Pré-aqueça o forno a 140º C.
Deite a clara de ovo numa taça grande e bata-as em castelo. Junte o açúcar em pó, uma colher de cada vez, batendo sempre até o merengue ficar brilhante. Coloque umas gotas de corante no interior do saco de pasteleiro, deite o merengue no saco de pasteleiro. Coloque no tabuleiro do forno uma folha de papel vegetal e faça 8 círculos utilizando um aro para o efeito e preencha-os com o merengue. Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 1h-1h15, até o merengue secar e ficar estaladiço. Depois deixe arrefecer.
 
Ingredientes para a Mousse de Chocolate:
 
50 G Leite
80 G Natas
2 Gemas
23 G Açúcar
60 G Chocolate 70%
 
Preparação para a Mousse de Chocolate:
 
Para fazer um creme inglês, leva-se a ferver o leite com as natas. Noutra taça misturar as gemas com o açúcar. Incorporar um pouco do líquido quente no preparado das gemas e com uma espátula mexer bem. Por fim, adicionar todo o líquido. Levar ao lume mexendo sempre até ficar cremoso (85ºC).
De seguida, incorporar o creme inglês no chocolate previamente derretido em banho-maria. Coloque num saco de pasteleiro e guarde no frio por 2 horas sensivelmente.
 
 
Empratamento:
 
Com a ajuda de um aro corte 4 círculos do Brownie, pincele bem com o licor de ginja reservado e sobre eles disponha a mousse de chocolate em picos. Coloque uma bolacha de suspiro, repita o processo terminando com picos de mousse e uma cereja.
 
 

   


 
 
 
 
 
 
 








 
 

Mensagens populares