Crepe Chinês com Molho de Soja, Arroz Branco e Frango com mel esementes de sésamo

Levada pelo espírito do desafio, lancei-me uma vez mais num passatempo de culinária! Na verdade, tudo começou aquando da aquisição, numa superfície comercial, de um molho de soja. Não existindo ali a marca que habitualmente compro, e em detrimento da marca branca ( em relação à qual nada tendo a apontar, porém, por não saber da sua proveniência acabo por ficar sempre de pé atrás face à mesma) adquiri o molho de soja da marca Kikkoman da qual, devo dizer, passei a gostar bastante. Na embalagem vinha um cartão a referenciar o passatempo e prontamente dei por mim a concorrer. 
Uma vez que tinha comprado o molho de soja para fazer uma versão minha de crepe chinês, acabei por considerar essa receita como a base para o concurso. Aliás, de quando em vez, faço estes crepes para o meu jantar, acompanhados de um arroz branco com ervilhas. Como para o passatempo era necessário incluir uma proteína, decidi-me pelo frango, envolto num pouco de mel e sementes de sésamo.
Na realidade, foi numa procura por algo diferente do habitual para as minhas refeições diárias que optei por incluir esta no meu cardápio, até porque as minhas idas a um restaurante chinês são cada vez mais diminutas. Assim, esta acaba por ser uma forma de reviver esses momentos. 
Ousem, arrisquem e atrevam-se a experimentar! 

Ingredientes para o Crepe (2 a 3 pessoas):

100 G Couve Lombarda (cortada em chiffonade) 
100 G Couve Roxa (cortada em chiffonade) 
100 G Cenoura (ralada) 
100 G Rebentos de Soja
Molho de Soja q.b.
Azeite q.b.
Manteiga q.b.
Sal q.b.
1 Embalagem de Massa Folhada

Preparação: 

Coloque num tacho um fio de azeite e um pouco de manteiga e quando estiver quente deitar todos os legumes, à excepção dos rebentos de soja. Deixar refogar até ficarem tenros, adicionar sal q.b., juntar os rebentos de soja e saltear por mais 5 minutos. Rectifique o tempero, se necessário. Retire do lume junte um pouco do molho de soja, envolva bem e deixe arrefecer.
Recheie a massa folhada com o preparado anterior e leve ao forno 12 a 15 minutos a 210º C. Retire e reserve.   

Ingredientes para o Frango com Mel e Sementes de Sésamo:

2 Peitos de Frango pequenos
Azeite q.b. 
Sal q.b. 
1 Limão (sumo) 
Mel q.b. 
Sementes de Sésamo q.b. 
Cebolinho q.b. 


Preparação: 

Unte os peitos de frango com um pouco de azeite, sal e reserve. 
Numa frigideira, coloque um fio de azeite e quando estiver bem quente coloque os peitos de frango e deixe cozinhar até verificar que estão bem cozinhados. Junte as sementes de sésamo e uma colher de sopa de mel. Quando as sementes estiverem douradinhas, envolva-as bem nos peitos de frango. Deite o sumo de 1 limão e assim que evaporar, retire o frango do lume e reserve. 


Ingredientes para o Arroz de Ervilhas: 

140 G Arroz Agulha (1 chávena de chá)
1 Cebola pequena (picada)
Azeite q.b. 
Sal q.b.
100 G Ervilhas

Preparação: 

Num tacho pequeno junte um fio de azeite e a cebola picada. Quando a cebola tiver alourado junte o arroz e refogue por uns momentos, envolvendo-o bem  na cebola. Adicione as ervilhas, refogue mais um pouco e por fim deite 2 chávenas e meia de água. Deixe cozinhar cerca de 15 a 18 minutos. 


Empratamento: 

Coloque o arroz de ervilhas numa taça, o molho de soja com uma malagueta cortada em rodelas noutra (a malagueta é opcional) e num prato coloque o frango fatiado e polvilhado com cebolinho. O crepe de vegetais parta-o ao meio e na diagonal e regue com um pouco do molho de soja. 













Mensagens populares