Genoise de Matcha Verde

Há muito tempo que sempre que tentava fazer esta genoise havia algo que não me corria bem. Ontem ao ver o programa do MasterChef Austrália apercebi-me que, ainda que tivessem feito com outro tipo de bolo, há pormenores que realmente devem ser tidos em conta e que fazem toda a diferença no resultado final. 
Neste caso e no meu caso, julgo que onde falhava e por isso mesmo a receita nunca me corria bem, prendia-se com as medidas do tabuleiro usado e a altura da massa em proporção com o tempo no forno. Ou seja, devemos usar o tabuleiro ou forma com as medidas referenciadas pela receita assim como nos devemos assegurar de que a massa do bolo não excede em altura, a mencionada na receita. 
Devo dizer-vos que esta é uma das razões pelas quais a pastelaria me apraz muito: o rigor, o pormenor que se traduzem em magia como se de um número ilusionista se tratasse. 
Esta é uma receita retirada de uma das revistas da Bimby, elaborada pelo chef Pedro Dias a quem agradeço a partilha desta soberba sobremesa. 
Hoje, ao ver este dia magnífico de sol e apesar do frio que se faz sentir apeteceu-me fazer algo de belo que retratasse porque não a Madeira aqui impressa pelo exotismo das flores, das cores, da elegância e sofisticação. 
Lugar magnífico onde há dezassete anos tive o prazer de estar e assistir ao esplendoroso fogo de artifício como se estivesse num anfiteatro, observar a panóplia de flores lindíssimas que revestem os canteiros semeados por toda a ilha, as fisgas de água que se expressam de forma audaz sobre as rochas e ser recebida calorosamente por um clima tropical que nos aquece a alma. 


Ingredientes Genoise de Matcha Verde:

4 Ovos 
125 G Açúcar 
90 G Farinha 
5 G Matcha verde
1 pitada de sal 

Preparação da Genoise de Matcha Verde na Bimby: 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro com 30 cm*40 cm aproximadamente com uma folha de papel vegetal e reserve. 
Insira a borboleta. Coloque no copo os ovos e o açúcar e bata por 6 min/ 37.º C/ vel. 4. Em seguida bata por mais 6 min. / vel. 4. 
Adicione a farinha, a matcha e a pitada de sal e envolva 5 seg/ vel. 3. 
Retire a borboleta. Envolva delicadamente com a ajuda da espátula. Deite no tabuleiro e leve ao forno a 180.º C cerca de 10 minutos. Deixe arrefecer completamente e posteriormente corte rectângulos de 7*3 aproximadamente e reserve. 


Preparação Tradicional da Genoise de Matcha Verde: 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Forre um tabuleiro com 30 cm*40 cm aproximadamente com uma folha de papel vegetal e reserve. 
Coloque numa taça os ovos e o açúcar e leve a banho-maria, batendo com uma vara de arames cerca de cinco minutos em lume médio. Em seguida, com o lume desligado mas sem retirar do banho-maria bata por mais 5 minutos. 
Adicione a farinha, a matcha e a pitada de sal e envolva tudo muito bem. 
Envolva delicadamente com a ajuda da espátula. Deite no tabuleiro e leve ao forno a 180.º C cerca de 10 minutos. Deixe arrefecer completamente e posteriormente corte rectângulos de 7*3 aproximadamente e reserve. 

Ingredientes para o Recheio: 

2 Folhas de Gelatina neutra
Água q.b. p/ hidratar
50 G Açúcar 
250 G Queijo Mascarpone 
60 G Natas 
2 Gemas de Ovo 
Framboesas q.b. p/ guarnecer 
Fisális q.b. p/ guarnecer 
Flores comestíveis q.b. p/ guarnecer 


Preparação do Recheio na Bimby: 

Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. 
No copo limpo e seco coloque o açúcar e pulverize 10 seg / vel 9. Insira a borboleta. Adicione o mascarpone e as natas e bata 2 min/ vel. 4. Adicione as gemas e misture 2 min/ vel 2. Esprema bem a gelatina e leve ao microondas cerca de 15 segundos para derreter. Retire 4 colheres de sopa da mistura do copo e envolva com a gelatina derretida. 
Adicione a mistura de gelatina derretida e envolva 30 seg / vel. 3. Retire para um saco de pasteleiro e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos. 

Preparação Tradicional do Recheio: 

Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria para hidratar. 
Coloque numa taça o açúcar em pó,  adicione o mascarpone e as natas e bata tudo muito bem ate ficar um creme homogéneo.  Adicione as gemas e envolva tudo muito bem. Esprema bem a gelatina e leve ao microondas cerca de 15 segundos para derreter. Retire 4 colheres de sopa da mistura do copo e envolva com a gelatina derretida. 
Adicione a mistura de gelatina derretida e envolva. Retire para um saco de pasteleiro e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos. 

Sobre um rectângulo de bolo, faça pequenos montes com o recheio, sobreponha outro rectângulo de bolo e repita o processo. Termine com uma camada de recheio. Guarneça com as framboesas, as flores e as fisális. 

















Mensagens populares