Sopa De Chocolate com Frutos Silvestres

Num dia tão frio como este, próximo do Natal, nada como esta sopa de chocolate para nos acalentar a alma. Lá fora circula um mar de gente num rodopio constante para obter mais um presente que quase ficava esquecido ou um outro que, num último impulso se adquire, muitas das vezes para a pessoa mais importante ou que nos é mais querida. As pessoas percorrem as ruas de sorriso no rosto, com uma panóplia de sacos de cores e feitios diferentes. As crianças, embrenhadas por este espírito natalício, saltitam sobre as pedras da calçada, ora com um chocolate em forma de pai natal numa mão ora com um balão alusivo à época noutra.
Ao fim e ao cabo, inexplicavelmente todos nós acabamos por nos deixar levar pelo brilho das luzes, pela música que se espalha no ar, pelas iguarias expostas nas pastelarias que nos deixam rendidos e o encontro com a família. Encontro que durante o ano acaba por ir sendo adiado pelas mais variadas razões, porém tão importante. A falta de um sorriso, de um olhar, de um gesto, de um abraço, de um beijo, de uma palavra ou simplesmente estar com aquelas pessoas de quem mais gostamos. 
Entretanto, e antes de começar a preparar os doces para este Natal aqueçam-se com esta sopa de chocolate - receita retirada do livro de Odete Estevão: "Um ano de Chocolate". 

Ingredientes:

70 G Frutos Silvestres  
10 G Conhaque 
200 G Coulis de Framboesas 
4 Gotas de Sumo de Limão 
10 G Açúcar em pó 
75 G Chocolate 
50 G Natas
50 G Leite Meio-gordo
50 Açúcar 
30 G Manteiga 
2 Gemas
10 G Açúcar 
1/2 Vagem de Baunilha 
Folhas de Menta Fresca
100 G Framboesa 

Preparação:

Colocar os frutos de molho no conhaque durante duas horas.
Colocar as framboesas, o açúcar e o sumo de limão num copo alto e com a varinha mágica, desfazer até ficar um creme macio. Coar para remover as sementes. 
Partir o chocolate e derreter em banho-maria ou microondas. Numa caçarola, levar a ferver as natas e o leite. Juntar a manteiga e o açúcar. Juntar a mistura ao chocolate e mexer devagar sem bater.
Bater as gemas com 10 G de açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Juntar à mistura do chocolate e mexer com cuidado. 
Drenar a fruta, juntá-la ao coulis reduzido, incorporar no chocolate e adicionar a baunilha mexendo para a sopa ficar macia. Levar a ferver e retirar de imediato, eliminando a vagem de baunilha.
Não deixar arrefecer, servir em pratos ou chávenas de café. Decorar com framboesas e folhas de menta.

Preparação Bimby:

Colocar os frutos de molho no conhaque durante duas horas.
Colocar no copo da Bimby as framboesas, o açúcar e o sumo de limão e desfazer até ficar um creme macio, na velocidade (3/5/7) progressivamente/ 15 seg. Coar para remover as sementes. 
Partir o chocolate e derreter em banho-maria ou microondas. 
No copo da Bimby, ferva as natas e o leite, 90º C/ vel 3/ 5 min. Juntar a manteiga e o açúcar e programar mais 3 minutos na mesma velocidade e temperatura. Juntar a mistura ao chocolate e mexer devagar sem bater.
No copo da Bimby, colocar as gemas com 10 G de açúcar por 3 min/ vel 3 até ficar um creme esbranquiçado. Juntar à mistura do chocolate e mexer com cuidado. 
Drenar a fruta, juntá-la ao coulis reduzido, incorporar no chocolate e adicionar a baunilha mexendo para a sopa ficar macia. 
Levar a ferver por 2 min/ 90º C/ vel 3/ Colher inversa e retirar de imediato, eliminando a vagem de baunilha.
Não deixar arrefecer, servir em pratos ou chávenas de café. Decorar com framboesas e folhas de menta.














Mensagens populares