Salada de Rabanete com Caviar de Vinagre Balsâmico

Como nem só de doces vive o homem, e a pedido de muitas famílias optei por deixar as sobremesas de lado por...uns segundos e fazer esta salada saudável a acompanhar um bife grelhado. 
Numa proximidade com a época natalícia há uma palavra que me vem logo à cabeça: a Família! Num turbilhão de pensamentos pelo passado o rabanete é um dos ingredientes que me vem à memória. 
Na verdade, os meus avós paternos tinham na sua casa de fim-de-semana, uma pequena área de terreno onde plantavam alguns legumes como as cenouras, que alegremente arrancava pela folhagem que emergia da terra e os rabanetes que pareciam espreitar sobre o solo. A minha avó, pegava nos rabanetes passava-os por água e logo de seguida, sem os secar, por umas pedrinhas de sal e dava-nos a provar enquanto aguardávamos pela chegada do almoço.
Só vos digo que tudo aquilo me sabia tão bem que jamais esqueci, mas também nunca mais tinha comido e como tal não podia deixar de perder esta oportunidade de imprimir esta recordação a todos os que me seguem recriando essa reminiscência de forma bela e contemporânea. 

Espero que gostem e bom apetite!



Ingredientes: 

6 rabanetes, cortados em lâminas bem finas 
50 G de Mascarpone ou Queijo Filadélfia
Sal q.b. 
250 G Vinagre Balsâmico 
1 G Ágar ágar 
250 G Óleo 

Preparação: 

Com uma colher bata um pouco o mascarpone ou o queijo para que fique mais cremoso e coloque-o no centro do prato em forma de bola. 
Entretanto, corte os rabanetes em lâminas bem finas (usei a mandolina), enrole ligeiramente cada lâmina de rabanete e vá introduzindo na bola de queijo, de cima para baixo, até completar tudo. 
Para o caviar, coloque o óleo num copo e leve ao frigorífico por meia hora, para que fique bem frio. Ao fim dessa meia hora ponha o vinagre balsâmico com o ágar ágar num pequeno tacho e deixe ferver. Quando estiver pronto, pegue numa seringa, absorva o vinagre e deite gota a gota sobre o óleo frio até terminar o vinagre. Mexa com uma colher o líquido para que as bolinhas entretanto formadas não se colem umas às outras, coe com um passador e verta-as para um copo com água limpa e proceda da mesma forma.
Volte a coá-las, disponha o caviar sobre a flor de rabanete e polvilhe com um pouco de sal. 










Mensagens populares