Mil-folhas com creme de pasteleiro e cobertura de Bailey´s

Hoje sinto-me muito muito feliz! E apenas porque consegui mais uma vez ultrapassar um obstáculo no meu mundo da cozinha: fazer massa folhada! 
Já há muito tempo que pretendia pôr mãos na massa, literalmente! Um cozinheiro que se preze, nomeadamente, na área da pastelaria deve saber fazer qualquer tipo de massa, incluindo a massa folhada. 
Há um mês, decidi pela terceira vez concorrer ao passatempo da "Mesa dos Portugueses" com uma receita da minha autoria e criação: almofadinhas de pato com sumo de laranja, cebolinho e amêndoa torrada. A base desta receita é a massa folhada e no momento em que a submeti a concurso ainda não tinha experimentado fazer a massa, pois julgava que mais uma vez não iria ser seleccionada. Todavia no meu subconsciente persistia a ideia de tentar fazê-lo! 
E, eis que na passada sexta-feira recebo uma chamada na qual me comunicam que fui uma das seleccionadas, e que devo apresentar a um júri composto por dois chefes de cozinha, o meu prato: almofadinhas de pato! Escusado será dizer que entrei em pânico! 
Porém, prometi a mim mesma que só iria apresentar-me se conseguisse superar este desafio de conseguir fazer massa folhada. Assim, depois de visualizar muitos vídeos no YouTube e na Internet e com os ingredientes todos reunidos experimentei levar a cabo tal feito! 
Devo dizer-vos com total modéstia que consegui! E por isso mesmo senti-me na obrigação de o partilhar com todos os que me seguem! 


Ingredientes Massa Folhada:

500 G Farinha
3 Dl Água
Sal fino q.b.
300 G Manteiga para Folhados 

Preparação:

Coloque a farinha e o sal numa taça, deite a água e misture um pouco com uma espátula. De seguida amasse bem com as mãos até descolar das mãos. Forme uma bola, envolva em película e leve ao frigorífico por 15 a 20 minutos. 
Entretanto, corte a manteiga para folhados em pedaços pequenos.
Na bancada limpa e polvilhada com farinha, coloque a massa (depois de retirar a película) e estenda um pouco de maneira a formar um quadrado. Coloque a manteiga no centro e feche as abas laterais da massa, unindo bem as pontas. 
Com o rolo, pressione a massa e estenda-a de forma rectangular. Dobre em três, assegurando-se de que todas as pontas batem bem umas com as outras. Deixe repousar a massa por cinco minutos e repita o processo num total de 5 vezes. 
Envolva numa película e leve ao frigorífico a repousar por 30 a 40 minutos. 
Retire a película e corte-a com o formato que pretender e estará pronta a ser utilizada. 





Ingredientes Creme de Pasteleiro:

150 G Açúcar 
30 G Farinha
30 G Maizena
4 Gemas 
80 G Açúcar 
500 Ml Leite 

Preparação Creme Pasteleiro:

Leve ao lume 400 ml de leite com o açúcar. 
À parte misture a farinha e a maizena. Junte o leite frio e envolva com uma vara de arames para não ganhar grumos. Acrescente as gemas e envolva bem. 
Deite o leite quente não deixando de mexer. Leve o creme ao lume, a temperatura moderada até espessar. 
Cubra com película, colando-a ao creme para que não ganhe crosta e deixe arrefecer.




Ingredientes Creme Bailey's:

100 ml de Bailey's 
100 ml Leite gordo
20 G Maizena
2 Gemas de Ovo
100 G Açúcar 

Preparação do Creme Bailey's: 

Dissolver a maizena com o leite, aos poucos, para que não crie grumos.
Misturar com todos os restantes ingredientes.
Levar ao lume até que coza e engrosse.
Deixar que arrefeça um pouco e leve ao frigorífico até ao momento de usar.  



Mensagens populares