Empadas

Dou imenso apreço a umas boas empadas, porém ou as consumo num lugar da minha confiança ou dispenso degustá-las. Aliás, devo confessar que cada vez mais gosto mais de comer em casa!
No entanto, estou sempre pronta para uma almoçarada ou para uma jantarada com amigos! (de preferência num restaurante de qualidade).

Mas, voltemos às empadas! Com um pouco do recheio de pato da receita Almofadinhas de Pato com cebolinho, laranja e amêndoa torrada (vide em receitas de carnes e aves) decidi experimentar pela primeira vez, fazer a massa para as empadas. Massa essa que é bastante simples e rápida de executar. O que demora é mesmo o tempo que necessita de estar ao forno para que fiquem bem loirinhas e estaladiças! Mas não há dúvida de que, modéstia à parte, ficam muito boas e sempre são uma alternativa para um jantar de Sábado ou de Domingo. 

Segundo consta estes são mesmo dias em que nos apetece quebrar a rotina e relaxar depois de uma semana intensa de trabalho, inclusive nas refeições! Assim, ousem e experimentem! (Esta receita foi retirada do site: "chef.continente.pt"). 


Ingredientes: 

300 G Farinha sem fermento 
30 G Manteiga amolecida (ou à temperatura ambiente) 
40 G Azeite 
100 G Água 
1 Ovo pequeno 
Sal q.b. 
Farinha para polvilhar 


Preparação Tradicional:

Coloque umas luvas e numa taça grande coloque todos os ingredientes pela ordem descrita (excepto a farinha para polvilhar) e amasse bem. cubra a taça com um pano e leve ao frigorífico por 15 minutos. 
Estenda a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha. 

Preparação Bimby:

Coloque no copo todos os ingredientes pela ordem descrita (excepto a farinha para polvilhar) e programe 30 segundos na velocidade 4. 
Retire a massa do copo (polvilhe as mãos com farinha, se necessário) e coloque-a num recipiente coberto com um pano. 
Leve ao frigorífico 15 minutos. 
Estenda a massa sobre uma bancada polvilhada com farinha. 


Dica: pode fazer uma empada grande ou 10 empadas pequenas. Acompanhe com uma boa salada.











Mensagens populares