Doce de Abóbora com Requeijão, Gelado de Noz e Gelatina de Aguardente

Halloween ou Dia de Todos-os-Santos?! 
Uma data em que devemos honrar as almas daqueles que partiram, seja com uma oração e/ou com uma ida ao cemitério. De facto, devo confessar que ter perdido pessoas assaz importantes na minha vida foi muito doloroso. Mas, porque delas só recebi amor, carinho, ternura achei por bem relembrá-las outrossim com um "doce"! Um doce que se associasse igualmente a um dos símbolos alusivos à época: a abóbora. 
Para isso, e ainda que muito usual decidi juntar a suavidade do requeijão com o doce da abóbora. Mas, tinha que inovar e recriar esta receita, para que se demarcasse do tradicional e em simultâneo homenageasse os meus avós, envolvendo a cremosidade de um gelado de noz, a  personalidade da noz torrada e o calor da gelatina de aguardente que se perpetua na boca como nas nossas mentes se perpetuam as memórias dos risos, das expressões, dos rostos, dos gestos, das palavras daqueles que, pelo menos fisicamente, nos deixaram!
São, sem dúvida, estas experiências que me fazem querer continuar a explorar este mundo mágico da cozinha. Um mundo no qual me sinto verdadeiramente feliz e ao qual me entrego de corpo e alma, na esperança de provocar sentimentos de alegria, felicidade, saudade e prazer a todos os que provam e confeccionam estas iguarias. 
Devo dizer que, segundo aqueles que a provaram é uma autêntica "travessura"!


Bom apetite! 


Ingredientes: 

1/2 Requeijão 
Nozes torradas q.b. 


Ingredientes para o Doce de Abóbora:

800 G Abóbora, cortada em pequenos pedaços 
400 G Açúcar Amarelo
Sumo de 1 Laranja
1 Pau de Canela
100 G Nozes

Preparação Tradicional:

Descascar a abóbora e cortar em cubos pequenos. Levar ao lume juntamente com o açúcar, a canela e o sumo de laranja. Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 45 minutos.
Retire o pau de canela e passe ligeiramente pela varinha mágica. Adicione as nozes e envolva com a ajuda da espátula. 

Preparação Bimby:

Coloque no copo 500 g de abóbora e triture 15 seg/ vel. 6. Repita o processo para as restantes 500 g. 
Adicione o açúcar, o sumo de laranja, o pau de canela e programe 30 min/ 100 ºC/ vel. 1, substitua o copo de medida pelo cesto para evitar salpicos.
Retire o pau de canela e programe 15 seg e vá progressivamente até à vel 6. 

Ingredientes para Gelado de Noz: (lifestyle.sapo.pt) 

1/2 de Leite 
100 G Noz
1 C. Chá de Café 
6 Ovos 
8 C. Sopa de Açúcar 
100 Ml Natas

Preparação Tradicional:

Leva-se ao lume o leite, o café e o miolo de noz ralado até ferver e deixa-se repousar 30 minutos. Batem-se as gemas em creme e juntam-se ao leite coado mexendo bem. Leva-se novamente ao lume e junta-se o açúcar. Batem-se as natas e juntam-se à mistura morna. Coloca-se numa sorveteira e bate-se de vez em quando.

Preparação Bimby:

Coloque no copo o leite, o café e o miolo de noz ralado 8 min / 90ºC/ vel 4. Deixa-se repousar 30 minutos.Retire e reserve. 
Coloque no copo as gemas e bata por 2 min/ vel 4 e junte o leite já coado, batendo por mais 1 min/ vel. 4. Junte o açúcar e programe mais 5 min/ 90ºC/ vel 4. Retire e reserve. 
No copo limpo, coloque a borboleta e deite as natas batendo 2 min/ vel 3 1/2. Junte as natas batidas à mistura morna e coloca-se numa sorveteira.  

Ingredientes para a Gelatina de Aguardente:

1 Saquete em pó de gelatina
125 Ml de Aguardente 

Preparação para a Gelatina de Aguardente:

Dissolva o pó em 250 ml de água a ferver mexendo sempre. Quando estiver dissolvido junte 125 ml de água e 125 ml de aguardente. Leve ao frigorífico até que fique firme e corte em pequenos cubos. 

Empratamento:

Coloque na base do prato o doce de abóbora, o requeijão, as nozes (previamente torradas) e uma quennelle de gelado de noz. Disponha aleatoriamente os cubos de aguardente e usufrua desta sobremesa simplesmente maravilhosa.










Mensagens populares