Bolo de suspiros com mousse gelatinada e ganache de chocolate negro

Mãe, é aquele ser estupendo que tem a capacidade mágica de gerar um ser dentro de si! Aquela pessoa por quem nos apaixonamos logo nos primeiros dias de vida, ainda mal abrimos os olhos. Veneramo-la como um artista o faz com a sua obra de arte, à procura de imperfeições, irregularidades mas, a verdade, é que elas não existem. 
No entanto, à medida que vamos entendendo melhor o mundo, que vamos amadurecendo verificamos que afinal está ali não uma obra de arte mas um ser humano que como tal tem defeitos e feitios. E, num dado momento das nossas vidas damos por nós a debatermo-nos com ideias, maneiras de ver e de estar com aquele ser que até ali observávamos com tamanha perfeição. Claramente que com essas contrariedades, dicotomias de pensamento crescemos enquanto pessoas, e conseguimos perceber o amor que reside naquelas duas almas (mãe e filho) à medida que vão conseguindo ultrapassar os óbices ao seu entendimento, transformando misericórdia em amor e bondade em perdão. Afinal, a vida são dois dias e devemos aproveitar ao máximo cada minuto como se se tratasse do último, sem nunca deixarmos de dizer o que sentimos uns pelos outros, pois só assim nos fazemos entender e seremos compreendidos. 
Muitos parabéns Mãe! Muitos parabéns a todas as mães, em especial a todas aquelas que com audácia ultrapassam as mais difíceis batalhas, muitas das vezes sozinhas sem que ninguém repare nelas.



Modo Tradicional:

Ingredientes para a Mousse: 

200 G Chocolate a gosto
75 G Manteiga líquida Vaqueiro
4 Gemas + 4 Claras
4 Folhas de Gelatina

Ingredientes para os suspiros: 

5 Claras de Ovo 
10 Colheres de sopa de Açúcar
4 Colheres de Cacau escuro

Ingredientes para a Ganache: 

150 G Chocolate preto 
150 G Natas gordas 

Preparação da Mousse: 

Hidratar a gelatina num pouco de água fria e reservar. 
Levar o chocolate ao lume, em banho-maria ou ao micro-ondas, deixar derreter e juntar a manteiga, levar novamente a aquecer até que derreta a manteiga e envolva perfeitamente com o chocolate. 
Juntar a gelatina escorrida e misturar muito bem com o chocolate e a manteiga, levar a aquecer novamente se a gelatina não se dissolver completamente. 
Levantar as claras em castelo muito bem e juntar as gemas continuando a bater. Juntar a mistura de chocolate muito bem, sem bater muito! Só envolver e reservar. 

Preparação dos Suspiros; 

Bater muito bem as claras em castelo e juntar o açúcar. Depois de envolver bem, junte o cacau e continue a bater até que tudo fique bem envolvido. Com a ajuda de um saco de pasteleiro ou mesmo de um saco de plástico com um furo no fundo, tender em forma redonda sobre papel vegetal e levar ao forno a 100 ºC durante 5 horas. Secar se necessário no micro-ondas até que fique tostadinha e bem seca. 

Preparação da Ganache: 

Aquecer as natas e juntar ao chocolate partido em pedacinhos. Aguarde um a dois minutos e envolva muito bem até ganhar a textura de um creme. Reserve.

Montagem do Bolo: 

Colocar no fundo de um aro redondo uma base de suspiro de chocolate e por cima deste a mousse, mais uma de suspiro e outra de mousse, pode terminar com mousse ou suspiro. Cobrir com a ganache. Se necessário aquecer um pouco a ganache para que escorra sobre a mousse. 
 Servir bem fresca! 





Modo Bimby: 


Preparação da Mousse: 

Hidratar a gelatina num pouco de água fria e reservar. 
Coloque o chocolate no copo da Bimby e derreta durante 5 min/ 50 ºC/ vel 2. Juntar a manteiga e programe por mais 2 minutos na mesma velocidade e temperatura. 
Juntar a gelatina escorrida e programar 1 min/ vel 3/ 50 ºC. 
No copo limpo da Bimby coloque a borboleta, verta as claras e bata durante 4 min/ vel 3. Depois programe velocidade 3 (sem temperatura e sem tempo) e junte as gemas e de seguida a mistura de chocolate  e vá acompanhado. Quando estiver bem envolvido retire e reserve.  

Preparação dos Suspiros:

No copo limpo da Bimby coloque a borboleta, deite as claras em castelo e programe 5 min/ vel 3. Nos últimos dois minutos vá juntando o açúcar. No fim do tempo, programe mais um minuto e adicione o cacau até que tudo fique bem envolvido. Com a ajuda de um saco de pasteleiro ou mesmo de um saco de plástico com um furo no fundo, tender em forma redonda sobre papel vegetal e levar ao forno a 100 ºC durante 5 horas. Secar se necessário no micro-ondas até que fique tostadinha e bem seca. 

Preparação da Ganache: 

Coloque as natas no copo da Bimby e aqueça durante 4 min/ 70 ºC/ vel 1. No fim do tempo, deite o chocolate partido em pedacinhos. Aguarde um a dois minutos e envolva muito bem na vel 4/ 1 min, até ganhar a textura de um creme. Reserve.



Receita retirada do site: "www.segredosdavo.pt".




Mensagens populares