Lombinho de Porco com Cacau e Tangerina

De uma maneira geral, à sexta-feira programo as refeições para o almoço de sábado e domingo. Contudo, esta semana foi exaustiva de segunda a sexta, e acabei, assim, por descurar a ementa para o fim-de-semana. 
Sábado! Chove lá fora intensamente! Acabei de acordar, tomo o pequeno almoço e arrasto-me ainda cansada até à sala. Num zapping, dou por mim a ver o programa Ingrediente Secreto, do chefe Henrique Sá Pessoa. Aqui, o chefe elabora esta receita que apresento abaixo. Intrigada, curiosa, desconfiada quanto à utilização do cacau na carne?.... corro para o congelador, tiro um lombinho de porco e arrisco-me na preparação desta receita. 



Uhmmm.... Celestial. Obrigada, chefe. Bem, só vos digo que é extraordinário, o momento em que colocamos na boca um pouco da carne, juntamente com um gomo de tangerina... O suco da tangerina envolve-se no cacau e liberta um paladar divino. Arrisquem e Bom Apetite!


Ingredientes: 

1 lombinho de porco 
1 tangerina
1 dente de alho 
1 folha de louro 
Vinho branco q.b. 
Sal q.b. 
Cacau q.b., para envolver o lombo


Preparação: 

Comece por temperar o lombo com o alho laminado, a folha de louro, o vinho branco e o sal e, deixe marinar tanto tempo quanto possível. De preferência, uma hora. 
Coloque numa frigideira, um fio de azeite e enquanto aquece, passe o lombo pelo cacau, calcando bem, para que o cacau fique bem agarrado. 
Ponha o lombo na frigideira e frite 5 minutos de cada lado e posteriormente baixe um pouco o lume e deixe ficar mais uns dez minutos de cada lado, se não pretender muito bem passado. 
Sirva acompanhado de uma salada de rúcula e sumo de tangerina. 


Mensagens populares