Migas de Couve com Feijão Frade

Mais um acompanhamento que me permite inovar e, essencialmente, aproveitar. Passo a explicar: porventura já lhe aconteceu sempre que pretende fazer caldo verde, adquirir aquele saco com a couve galega já cortada, lavada e pronta a consumir, mas em quantidade exagerada para um caldo verde para 6 pessoas.
Acabava por utilizar apenas metade e a outra metade guardava-a por mais dois dias no frigorífico, e acabava sempre por deitar fora. Já tinha, inclusive, tentado congelar, mas não resulta; a própria da couve fica mole, sem vigor nenhum, sem brilho, ou seja, imprópria para consumo.
Ao folhear uma das revistas da Bimby, dou com esta receita de migas de couve com feijão frade:


Modo Tradicional: 


Ingredientes:

200 G Broa de Milho
800 G Água
300 G Couve Galega cortada ( caldo verde)
4 Dentes de Alho
40 G Azeite
200 G Feijão Frade cozido e escorrido
Sal q.b.

Preparação:

Coloque a broa num triturador e rale. Retire e reserve.
Coloque um tacho ao lume e quando levantar fervura deite a couve e quando a água voltar a ferver coza por 10 minutos. Coe a couve, reservando a água da cozedura.
Num picador coloque o alho, o azeite e pique. De seguida, leve a uma frigideira e refogue cerca de 3 minutos. Adicione a couve, o sal e refogue por mais 5 minutos. Junte a broa, 120 gr água reservada e programe cozinhe por mais alguns minutos. 
Adicione o feijão, envolva com a ajuda da espátula e sirva.

Sugestão: fica muito bom a acompanhar rojões, como ilustra a imagem.



Modo Bimby: 


Ingredientes:

200 G Broa de Milho
800 G Água
300 G Couve Galega cortada ( caldo verde)
4 Dentes de Alho
40 G Azeite
200 G Feijão Frade cozido e escorrido
Sal q.b.

Preparação:

Coloque a broa no copo e rale 10 seg / vel 9. Retire e reserve.
Coloque a água no copo e programe 5 min/ Varoma/ vel 1'. Adicione a couve e programe 10 min/ 100º C/ Colher Inversa/ Velocidade Colher. Com a ajuda do cesto escorra a couve, reservando a água da cozedura.
No copo limpo, coloque o alho, o azeite e pique 3 seg/ vel 5. De seguida, refogue 3 min/ Varoma/ vel 1. Adicione a couve, o sal e programe 4 min/ 100 º C/ Colher Inversa/ Velocidade Colher. Junte a broa, 120 gr água reservada e programe 3 min/ 100° C / Colher Inversa/ Velocidade Colher. 


Adicione o feijão, envolva com a ajuda da espátula e sirva.





Mensagens populares