Arroz Árabe

A minha viagem ao Dubai foi, indubitavelmente, estupenda. Um país, uma cidade que nunca dorme muito bonita e charmosa durante o dia com os seus altivos edifícios que por serem espelhados, brilham e fazem brilhar tudo à nossa volta, nomeadamente todas as flores que ornamentam passeios, canteiros, separadores centrais das longas estradas que se atravessam na cidade. Porém, a sensualidade e o encanto que se faz sentir quando o breu da noite cai, não deixam saudades da luz diurna e trazem ao de cimo sentimentos como: a nostalgia, a paixão, a felicidade.
Um país que, apesar da sua imensa religião que se faz sentir e cumprir em todo e qualquer recanto, mais parece uma manta de patchwork de raças, desde  filipinos, indianos, libaneses, europeus ( em minoria), mas que transportam para a mesa uma panóplia de alimentos e iguarias muito bons, muito agradáveis.
Assim, decidi recriar alguns dos pratos que provei e partilhá-los, desde o arroz árabe, ao humus e ao wrap de carne (e não de frango), entre outros.


Modo Tradicional: 


Ingredientes:

200 G Arroz
700 G Água
Sal q.b.
Amêndoas q.b.
Passas q.b.
1 C. Café de Gengibre
1 C. Café de Açafrão das Índias
1 C. Sopa de Azeite

Preparação:

Deitar num tacho o azeite, o gengibre e o açafrão e refogar cerca de 3 minutos. Juntar as amêndoas e as passas e refogar por mais 2 minutos. Retire e reserve. 
Colocar no tacho a água, o sal, o arroz e o refogado reservado, que deve envolver bem com o arroz e levar ao lume cerca de 20 minutos em lume muito baixo, sendo que a meio do tempo deve mexer o arroz com a ajuda da espátula. Bom apetite!



Modo Tradicional: 


Ingredientes:

200 G Arroz
700 G Água
Sal q.b.
Amêndoas q.b.
Passas q.b.
1 C. Café de Gengibre
1 C. Café de Açafrão das Índias
1 C. Sopa de Azeite

Preparação:

Deitar no copo da Bimby o azeite, o gengibre e o açafrão e refogar 3 min/ Varoma/ vel 1. Juntar as amêndoas e as passas e refogar por mais 2 minutos na mesma temperatura e velocidade. Retire e reserve. 
Colocar no copo a água, o sal e o cesto com o arroz e o refogado reservado, que deve envolver bem com o arroz e programar 20 min/   100 ºC/ vel 4, sendo que a meio do tempo deve mexer o arroz com a ajuda da espátula. Bom apetite!


Mensagens populares