Néctar de Laranja

Na minha juventude, costumava ir até terras albicastrenses uma a duas semanas do mês de Agosto, imaginem! Um calor sem igual, ardente, que só me permitia sair à noite para os bailaricos que se realizavam junto ao coreto, iluminado por lâmpadas várias sustidas por um fio que se amarinhava pelas árvores como se de uma hera se tratasse. Ou pela manhã, bem cedo, em que ajudava o meu Tio Avô a aparelhar o macho e o acompanhava até às suas propriedades depois de percorrermos algumas vielas atapetadas de basalto. 
Propriedades essas repletas de laranjeiras, com laranjas dulcíssimas que colhia com vigor e colocava nos cestos de vime que o mu transportava lateralmente. Escusado será dizer que de vez em quando " precisava" de uma pequena pausa para poder desfrutar deste citrino, ao mesmo tempo que apreciava aquela paisagem bucólica que uma pequena lagoa refletia.
Já em casa, a laranja era usada pela minha Avó de diversas formas, entre elas, em sumo. E, bem que necessitava daquela pura vitamina C, para repor energias para um dia de folia e uma noite de baile ao som de música popular e dos sons típicos emitidos pelos carrinhos de choque e pela senhora que vendia pipocas. Ah, que bons tempos.....




Curiosidade:
A laranja é um fruto híbrido que terá surgido na antiguidade a partir do cruzamento da cimboa com a tangerina. A laranja varia do doce ao levemente ácido, sendo que as doces foram trazidas da China para a Europa, no século XVI, pelos portugueses. 

Modo  Tradicional: 


Ingredientes: 

3 Laranjas descascadas (s/ parte branca e s/ caroços) 
1 Limão (s/ parte branca e s/ caroços) 
100 G Açúcar 
500 G Água

Preparação:

Coloque num liquidificador todos os ingredientes, excepto a água, e triture por 1 a 2 minutos. 

Quando terminar, adicione a água e envolva por mais uns segundos.
Sirva de imediato.




Modo Bimby: 


Ingredientes: 

3 Laranjas descascadas (s/ parte branca e s/ caroços) 
1 Limão (s/ parte branca e s/ caroços) 
100 G Açúcar 
500 G Água

                                                                                                      
Preparação:

Coloque no copo todos os ingredientes, excepto a água, e programe 2 min, Vel. 9.
Quando terminar, adicione a água e envolva 10 seg., Vel. 3,
Sirva de imediato.



Mensagens populares